JR mantém os de sempre em pastas poderosas e surpreeende na Comunicação e Saúde
A lista do secretariado anunciado na tarde desta terça-feira (18) pelo prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, revela que para as pastas mais influentes e estratégicas do governo, Jabes preferiu os de sempre. Isaac Albagli assume a supersecretaria de Desenvolvimento Urbano; Otávio Augustos, retorna à Procuradoria Geral do Município; e o arquiteto Antônio Vieira, ocupará a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. Todos eles participaram das outras três gestões quando Jabes esteve à frente do Palácio Paranaguá e são consideradas pessoas de mais alta confiança do prefeito.
Por outro lado, a maior novidade vem justamente na novata secretaria de Comunicação: Paixão Barbosa, de Salvador, jornalista que circula bem no ambiente político da Bahia, é quem vai dirigir a pasta. Especula-se que a indicação tem o dedo de Isaac Albagli e o aval de um influente jornalista político da Bahia, de quem Jabes é muito amigo.
Dos que já eram citados foram confirmados os nomes de Victor da Veiga (Gabinete), Marlúcia Mendes (Educação), Sebastião Vivas (Agricultura e Pesca), Jamil Ocké (Ação Social) e Alcides Kruschewsky (Turismo). A indicação do ex-presidente da Câmara, Jailson Nascimento, para a secretaria de Relações Institucionais, aponta que o ex-vereador continua na cena política do município, mesmo sem mandato.
O ex-reitor Joaquim Bastos, cotado para assumir desde a Saúde até a Indústria e Comércio, vai ficar com Planejamento, Tecnologia e Orçamento. Horas antes do anúncio, Bastos chegou a informar ao Jornal Bahia Online que, "há cinco meses namorava a saúde, há dois meses acabou a paixão e há poucos dias passou a se sentir traído pela pasta". Marco Antônio do Carmo, irmão de Otávio Augusto do Carmo e funcionário de carreira da Secretaria de Fazenda do Estado, vai ocupar a Fazenda municipal. O vice-prefeito Cacá Colchões, fica com Indústria e Comércio.
A Fundação Cultuiral ficará com Paulo Roberto Batista dos Santos e a Universidade Livre do Mar e da Mata será presidida por Frederico Andrade, filho do criador da instituição, Soane Nazaré de Andrade. Em comum acordo com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, Jabes repete a tática executada por Newton Lima e vai nomear Ledívia Sampaio, funcionária de carreira do estado, para a titularidade da pasta.
A maior curiosidade das nomeações vem do secretário de Administração, Ricardo Machado. O advogado ocupava nos últimos dias o comando da Procuradoria Geral do prefeito Newton Lima e era tido como homem de confiança do atual prefeito. Ontem esteve em Salvador para defender os interesses de Newton. Não informou nada a respeito da sua nomeação para o futuro governo de Jabes. Disse apenas aos que o acompanhavam que precisava estar hoje, de qualquer jeito, em Ilhéus. Ricardo é filho do ex-vereador Paulo Machado.